quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Registro digital da experiência – Hipertexto

Registro digital da experiência – Hipertexto
           
O projeto Os bigodes do palhaço, livro de Wagner Costa, foi desenvolvido entre os alunos do 2º ano da EMEF Professora Maria Aparecida Colturato Fernandes, com a intenção de proporcionar o prazer pela leitura e pesquisas pela internet.
O livro foi apresentado através do datashow, mas antes foi despertado o interesse do livro através de perguntas com a mostra da capa: o que esperavam, qual seria o assunto abordado, e, no final, se a história estava de acordo com o que tinham imaginado.
Na sala de informática as crianças sentaram-se em duplas para que fizessem as pesquisas estipuladas e desenvolvessem as atividades pedidas pelas professoras. As crianças com mais dificuldade tiveram ajuda do colega ou da professora.
Os textos escritos tiveram revisão da professora e os alunos logo corrigiram para que fosse apresentado um trabalho limpo. Na confecção dos desenhos foram utilizados diversos materiais, onde as crianças puderam colocar em prática sua criatividade.
Ao final do projeto foi feita uma exposição com os textos e desenhos, onde todos puderam ver o trabalho do outro. Foi uma atividade divertida e proveitosa.


Referências:


Os bigodes do palhaço                                                       
Wagner Costa

Público alvo: alunos de 2º ano

Objetivos:
·        Despertar o prazer pela leitura.
·        Conhecer a biografia do escritor.
·        Pesquisar sobre algumas obras do autor.
·        Utilizar a Internet como fonte de pesquisa.
·         Reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.

Justificativa:

Proporcionar ao aluno conhecer a vida e obra do escritor, utilizando hipertexto e o acesso a Internet.


Desenvolvimento:

Este projeto será realizado no laboratório de informática e na sala de aula.
Conversar com as crianças a respeito do circo. Quem já foi a um? Quais os números que, em geral, compõem o espetáculo? E os palhaços, o que eles fazem? Chamar a atenção para o título do livro, Os bigodes do palhaço.
Apresentar o livro no datashow e explorar bastante a capa. Perguntar a elas o que imaginam que irá acontecer aos bigodes do palhaço. A ilustração da capa dá alguma dica?
Após a leitura do livro os alunos deverão acessar o site http://biblio-smed.blogspot.com/2006/07/wagner-costa.html onde encontrarão conteúdos relacionados à vida e obra do autor.
            Deverão, também, fazer uma pesquisa para conhecer os diferentes tipos de palhaços no site http://criancas.uol.com.br/album/palhacos_album.jhtm#fotoNav=11.
            No site http://pt.wikipedia.org/wiki/Palha%C3%A7o encontrarão informações sobre palhaços.
            Após a pesquisa os alunos deverão encontrar respostas para as questões levantadas no próprio texto: Como pode ser um palhaço bigodudo sem bigodes? De que tipo eram esses bigodes que não eram como outros quaisquer? Pedir para prestar atenção ao jeito do palhaço Aleluia falar.
            Em seguida, criar situações para que as crianças contem o que entenderam e gostaram do livro: o que fazer para manter a atenção da plateia, os suspenses criados. Pedir que escrevam uma história baseada na que acabaram de ler.
            Nas páginas 45 e 46, o palhaço bigodudo deixa um bilhete para os leitores do livro. Pedir para que os alunos releiam e em seguida, convide-os a aceitar o convite e desenhar bigodes mil. Disponibilizar cartolina, canetas coloridas, tintas e outros materiais, e deixe a imaginação rolar solta.
            Ao final do projeto cada aluno terá seu texto digitado e o desenho, expostos em uma grande mostra: a Mostra da Bigodeira.
           

Recursos utilizados:

Internet
datashow
Digitação de textos
Materiais diversos para desenho


Avaliação:

            Toda a atividade será avaliada: desde a apresentação do livro até as etapas finais do projeto. O desempenho, o interesse, a cooperação e o desenvolvimento das atividades serão analisados, bem como o conhecimento adquirido através dos textos e desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário