segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ler: a arte de descortinar amplos e luminosos horizontes!

Ler: a arte de descortinar amplos e luminosos horizontes!


          




            





Projeto de incentivo à leitura e à escrita




Livro: Como contar crocodilos

Público-alvo: alunos do 2º ano (EF)

Período de realização: 4º bimestre


                          

Justificativa

O trabalho a partir da leitura de contos populares sobre animais justifica-se pelo prazer que este assunto proporciona às crianças nessa idade e por abrir um espaço para que tenham possibilidade de se expressarem de várias formas, inclusive através da escrita.

Será um instrumento de troca de experiências entre os alunos, defesa dos pontos de vista individuais e respeito aos dos outros, convivência com a diferença, reflexão e construção de novas ideias.

Objetivos
         Despertar e fortalecer nos alunos, através da fantasia, o prazer pela leitura e pela escrita.

         Compreender as características dos textos narrativos e elaborar as suas próprias produções, trabalhando com pesquisas, revisão e replanejamento da escrita em diferentes modalidades textuais, para que os alunos pensem sobre coesão, sentido e autoria do texto escrito.

         Trabalhar estratégias de interpretação textual, que possibilitem o entendimento das “mensagens” transmitidas em diferentes gêneros de textos.
                                  
Estratégias

Trabalhar com músicas e textos diversificados que auxiliem a expressão de ideias e sentimentos e a produção de textos em diferentes gêneros.

Pesquisar sobre o assunto, trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido.

Construir argumentações orais e escritas.

Fazer a revisão e replanejamento da escrita, pensando na coesão, coerência, no sentido e na autoria do texto.

Desenvolver e valorizar a expressão artística dos alunos, a partir da criação de ilustrações para os textos elaborados.

Produção de um folheto com mostras dos trabalhos realizados, que terá como título “Além das histórias...”

Desenvolvimento
O livro escolhido para este trabalho apresenta oito contos populares que tiveram origem em diversos países do mundo. Em cada semana, faremos a leitura de duas histórias, e, depois, os alunos farão a resenha de cada uma das histórias no caderno.

O professor apresentará as histórias, falando sobre o local de origem dos contos, localizando-o no globo terrestre, e também organizará outras informações que auxiliarão na produção de textos.

Após a leitura dos oito textos, os alunos escolherão um deles para pesquisar sobre os animais que aparecem, a região em que são encontrados, como nascem e crescem, suas necessidades e sua relação com o meio ambiente. Após as pesquisas, o professor iniciará discussões e preparo dos textos, bem como das ilustrações para confecção do folheto “Além das histórias...” O folheto deverá conter os trabalhos de todos os alunos da sala. Cada sala confeccionará o seu folheto.

Recursos materiais
         rádio e CDs de músicas sobre animais
         folhas para o registro das atividades
         livros paradidáticos e de pesquisa e internet
         lápis, tinta, giz de cera
         CD para gravação do trabalho final
         impressão ou cópia dos folhetos produzidos

Avaliação
A avaliação ocorrerá através da observação da participação dos alunos, do desenvolvimento deles quanto à expressão oral e escrita e das ilustrações.

Verificar o desenvolvimento de atitudes de respeito e cooperação entre os alunos durante o trabalho em equipe.

Avaliar as habilidades e novos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário